O que é o SUPER?

O Sistema Único de Processo Eletrônico em Rede (SUPER) é uma ferramenta de gestão de processos administrativos do Governo Federal, que possibilita aos órgãos governamentais a produção, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos administrativos em meio eletrônicos.

O principal objetivo do SUPER é promover a eficiência administrativa e é cedido gratuitamente para instituições públicas, permitindo a gestão de documentos e processos eletrônicos em um mesmo ambiente virtual. 

Por estar integrado ao sistema Tramita, também possibilita a tramitação de processos entre vários órgãos e instituições do Governo Federal. 

O SUPER chega à UFSCar em substituição ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4),  em sua versão 4.0. O SUPER foi desenvolvido com base no SEI e por isso ele é muito similar ao SEI, de modo que os usuários não vão se sentir perdidos ao migrar de um sistema para outro.

O SUPER, assim como o SEI, surgiu como solução informatizada capaz de atender aos requisitos apontados pela equipe do PEN (Processo Eletrônico Nacional) e seu desenvolvimento conta com equipe vinculada ao Ministério da Economia (ME). 

Suas principais características incluem suporte à produção, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos, proporcionando desta forma, a virtualização destes. Além disso, o SUPER reduz o tempo de realização das atividades por permitir a atuação simultânea de várias Unidades/Setores em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente.

Frente a essas características, o sistema apresenta-se como uma solução flexível para ser adaptada à realidade de órgãos da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, independente dos processos e fluxos de trabalho característicos de cada órgão.